domingo, 23 de outubro de 2011

Entrevista: "Transformação de Vida e Fé" - com Pr. Josué



          Josué Alves Estevam, pastor regional de uma organização religiosa nomeada como Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo na Cidade de Cotia, com sede mundial no bairro da Pompéia/ SP, faz um trabalho social voluntário em busca de recuperação de dependentes químicos.
          A mais de sete anos livre do que se dizia "a sua prisão", foi incentivado a fazer com que pessoas com o mesmo problema e que eram vista pela sociedade como desprezíveis, voltem a ter uma nova vida social. Em um de seus discursos em um culto na sua igreja o pastor declara "para quem me conheceu antes e me vê hoje, não acredita que sou a mesma pessoa" - usa essa expressão para dizer o quanto era degradado o seu estado anterior de vida. Desde então convertido ao evangelho vem salvando pessoas, proporcionando a elas uma nova chance de se integrarem a vida social.
          Convidamos então o Pr. Josué para uma entrevista, confira:

ILHA DE TEXTOS - Como funciona a casa de recuperação? É própria, ou de parcerias?

PR. JOSUÉ - Bem, a casa de recuperação é gerencia pelo Pr. Fabrício, e está localizada também em Cotia no distrito de Caucaia. Nós temos uma parceria com a Casa enviando usuários em busca de recuperação.

ILHA DE TEXTOS - Qual é o nome?

PR. JOSUÉ - Casa de refúgio.

ILHA DE TEXTOS - Como funciona a recuperação dos dependentes? É usado algum método com outras químicas, a pessoa vai deixando de consumir aos poucos, ou ela se adapta rapidamente?

PR. JOSUÉ - Ao contrário de outros métodos, o interno/ usuário não para de usar aos poucos com medicamentos que lembram muito a química da droga. Nosso método funciona, pois temos vários e vários exemplos disso. Inclusive eu.

ILHA DE TEXTOS - Qual é o processo mais difícil para um interno que acaba de chegar ao centro de recuperação? Digo isso pela adaptação á nova de vida.

PR. JOSUÉ - Como você já citou, o processo de recuperação é muito difícil. Mais eu acho que mais difícil que deixar o vício, é manter-se longe dele. Porque dentro do Lar, o interno tem o total apoio, mas às vezes quando ele sai, encontra “amigos” que o influenciarão a dar mais um trago, é aí que ele acaba caindo.

ILHA DE TEXTOS - Sei que o senhor já foi dependente químico. E nessa verdade, como era sua relação com seus pais e sua família nesse período? Porque eu acho que esse processo para um usuário, é difícil.

PR. JOSUÉ - Com certeza, é muito difícil a convivência com a família, que das vezes se empenha a ajudar, e nós não retribuímos, ao contrário, fazemos cada vez mais o que é errado. Fazendo com que às vezes a própria família desacredite em você.

ILHA DE TEXTOS - Sabendo que o Sr. Já passou também por esse processo e já se recuperou. Já sofreu alguma discriminação após a sua recuperação?

PR. JOSUÉ - Por mais que você se recupere, há ainda uma cisma das pessoas que não acredita muita das vezes, e acha que você nunca está pronto para o convívio com a sociedade. Quando comecei a dirigir esta igreja, pessoas falaram asneiras á meu respeito, como se eu fosse roubar a igreja por exemplo.

ILHA DE TEXTOS - Você se sente orgulhoso quando vê aquela pessoa que antes era usuária, e enviada á casa de recuperação consegue se recuperar, e voltar a ter uma vida social?

PR. JOSUÉ - Uma das coisas que mais me orgulham, é o fato de eu ter passado por cima de tudo isso, podendo ter condições de ter uma família, e também a recuperação de um ser humano. Afinal de contas todos nós podemos ter uma segunda chance.

ILHA DE TEXTOS - Qual a mensagem que o senhor deixa para os jovens que hoje se encontram na mesma situação que o senhor viveu na juventude?

PR. JOSUÉ - Primeiramente que as drogas apesar de todo mundo falar que é o maior barato, sai muito caro. É a sua vida, família, relacionamento com a sociedade, sua saúde... Tudo isso está a prêmio a partir do momento que você adquire esta prática. Entenda bem, não compensa jogar tudo isso fora, um dia a pessoa acaba se arrependendo, e talvez pode ser até tarde. Já vi muitos casos assim.

"Seja consciente, faça da sua vida a sua prioridade em tudo que você vai fazer. Se ame."



Curso: Comunicação Digital - Design Gráfico


Integrantes do Grupo - R.A.
Lucas Moreira dos Santos - B08BJG-0
João Paulo Santi - B15163-3
Thiago de Jesus - B1466A-2
Rafael Fraga de Andrade - B106ED-4

César Augusto da Glória - B171IC-1



5 comentários:

  1. Temática e entrevista interessante e bem apresentado. Cuidado na apresentação de imagens com textos. Procure adequar corretamente e alinhar o texto à imagem.


    www.sobrecontrole.com

    ResponderExcluir
  2. Entrevista interessante tema coerente diagramação do lead centralizado, não ficou legal me parece que funcionaria melhor na matéria do que na entrevista

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,

    Visando otimizar o processo e centralizar a informação, decidimos abrir um único comentário para todos os posts.

    Entrevista:
    A entrevista foi coerente e o tema muito bem escolhido. O ato de entrevistar um pastor certamente é muito difícil. Tenho certeza que foi necessário não se apegar à religião, tanto ao entrevistar como durante a transcrição.

    Matéria:
    Foi bem desenvolvida e bem escrita, mas tenho a impressão de que não foi feita pelo grupo, vendo a citação no fim do post (fonte: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2215/drogas-na-esquina-walcyr-carrasco). A diagramação deixou a desejar em alguns pontos.

    Sinopse:
    Mescla também com o tema dos outros textos, o que faz parte da proposta. Assisti o filme e concordo com muitas, ainda que imparciais, das informações. Gostei bastante.

    Nós da Universo FEST agradecemos a atenção e desde já parabenizamos vocês pelo trabalho desenvolvido.

    Gostaríamos que visitasse também o nosso blog com o fim de melhorar os nossos serviços por meio de críticas construtivas e pertinentes (ou não), reclamações, elogios ou sugestões.

    Universo FEST
    Setor de Qualidade
    http://universofeest.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Interessante o tema escolhido, abre margem a discussões e análise, alerta e informa de maneira clara sobre este problema tão comum na sociedade.
    Como sugestão, poderiam incrementar o blog com fotos e vídeo do trailer do filme, para enriquecer a matéria e a entrevista.

    Parabéns pelo blog !

    Do gupo: Vida de designer
    http://unipdg.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. A escolha do tema e a pessoa abordada para a matéria foram muito bem pensados! Texto muito bem feito e coerente!
    Pessoalmente dizendo, creio que por ser um assunto tão rico, poderia ser um pouco mais aprofundado, mas de resto, realmente, está ótimo!

    oficinadeideias2011.wordpress.com

    ResponderExcluir