Josué Alves Estevam, pastor regional de uma organização religiosa nomeada como Igreja Evangélica Pentecostal O Brasil Para Cristo na Cidade de Cotia, com sede mundial no bairro da Pompéia/ SP, faz um trabalho social voluntário em busca de recuperação de dependentes químicos.
A mais de sete anos livre do que se dizia "a sua prisão", foi incentivado a fazer com que pessoas com o mesmo problema e que eram vista pela sociedade como desprezíveis, voltem a ter uma nova vida social. Em um de seus discursos em um culto na sua igreja o pastor declara "para quem me conheceu antes e me vê hoje, não acredita que sou a mesma pessoa" - usa essa expressão para dizer o quanto era degradado o seu estado anterior de vida. Desde então convertido ao evangelho vem salvando pessoas, proporcionando a elas uma nova chance de se integrarem a vida social.
Convidamos então o Pr. Josué para uma entrevista, confira:
ILHA DE TEXTOS - Como funciona a casa de recuperação? É própria, ou de parcerias?
PR. JOSUÉ - Bem, a casa de recuperação é gerencia pelo Pr. Fabrício, e está localizada também em Cotia no distrito de Caucaia. Nós temos uma parceria com a Casa enviando usuários em busca de recuperação.
ILHA DE TEXTOS - Qual é o nome?
PR. JOSUÉ - Casa de refúgio.
ILHA DE TEXTOS - Como funciona a recuperação dos dependentes? É usado algum método com outras químicas, a pessoa vai deixando de consumir aos poucos, ou ela se adapta rapidamente?
PR. JOSUÉ - Ao contrário de outros métodos, o interno/ usuário não para de usar aos poucos com medicamentos que lembram muito a química da droga. Nosso método funciona, pois temos vários e vários exemplos disso. Inclusive eu.
ILHA DE TEXTOS - Qual é o processo mais difícil para um interno que acaba de chegar ao centro de recuperação? Digo isso pela adaptação á nova de vida.
PR. JOSUÉ - Como você já citou, o processo de recuperação é muito difícil. Mais eu acho que mais difícil que deixar o vício, é manter-se longe dele. Porque dentro do Lar, o interno tem o total apoio, mas às vezes quando ele sai, encontra “amigos” que o influenciarão a dar mais um trago, é aí que ele acaba caindo.
ILHA DE TEXTOS - Sei que o senhor já foi dependente químico. E nessa verdade, como era sua relação com seus pais e sua família nesse período? Porque eu acho que esse processo para um usuário, é difícil.
PR. JOSUÉ - Com certeza, é muito difícil a convivência com a família, que das vezes se empenha a ajudar, e nós não retribuímos, ao contrário, fazemos cada vez mais o que é errado. Fazendo com que às vezes a própria família desacredite em você.
ILHA DE TEXTOS - Sabendo que o Sr. Já passou também por esse processo e já se recuperou. Já sofreu alguma discriminação após a sua recuperação?
PR. JOSUÉ - Por mais que você se recupere, há ainda uma cisma das pessoas que não acredita muita das vezes, e acha que você nunca está pronto para o convívio com a sociedade. Quando comecei a dirigir esta igreja, pessoas falaram asneiras á meu respeito, como se eu fosse roubar a igreja por exemplo.
ILHA DE TEXTOS - Você se sente orgulhoso quando vê aquela pessoa que antes era usuária, e enviada á casa de recuperação consegue se recuperar, e voltar a ter uma vida social?
PR. JOSUÉ - Uma das coisas que mais me orgulham, é o fato de eu ter passado por cima de tudo isso, podendo ter condições de ter uma família, e também a recuperação de um ser humano. Afinal de contas todos nós podemos ter uma segunda chance.
ILHA DE TEXTOS - Qual a mensagem que o senhor deixa para os jovens que hoje se encontram na mesma situação que o senhor viveu na juventude?
PR. JOSUÉ - Primeiramente que as drogas apesar de todo mundo falar que é o maior barato, sai muito caro. É a sua vida, família, relacionamento com a sociedade, sua saúde... Tudo isso está a prêmio a partir do momento que você adquire esta prática. Entenda bem, não compensa jogar tudo isso fora, um dia a pessoa acaba se arrependendo, e talvez pode ser até tarde. Já vi muitos casos assim.
"Seja consciente, faça da sua vida a sua prioridade em tudo que você vai fazer. Se ame."
Curso: Comunicação Digital - Design Gráfico
Integrantes do Grupo - R.A.
Lucas Moreira dos Santos - B08BJG-0
João Paulo Santi - B15163-3
Thiago de Jesus - B1466A-2
Rafael Fraga de Andrade - B106ED-4
César Augusto da Glória - B171IC-1
Temática e entrevista interessante e bem apresentado. Cuidado na apresentação de imagens com textos. Procure adequar corretamente e alinhar o texto à imagem.
ResponderExcluirwww.sobrecontrole.com
Entrevista interessante tema coerente diagramação do lead centralizado, não ficou legal me parece que funcionaria melhor na matéria do que na entrevista
ResponderExcluirBoa noite,
ResponderExcluirVisando otimizar o processo e centralizar a informação, decidimos abrir um único comentário para todos os posts.
Entrevista:
A entrevista foi coerente e o tema muito bem escolhido. O ato de entrevistar um pastor certamente é muito difícil. Tenho certeza que foi necessário não se apegar à religião, tanto ao entrevistar como durante a transcrição.
Matéria:
Foi bem desenvolvida e bem escrita, mas tenho a impressão de que não foi feita pelo grupo, vendo a citação no fim do post (fonte: http://vejasp.abril.com.br/revista/edicao-2215/drogas-na-esquina-walcyr-carrasco). A diagramação deixou a desejar em alguns pontos.
Sinopse:
Mescla também com o tema dos outros textos, o que faz parte da proposta. Assisti o filme e concordo com muitas, ainda que imparciais, das informações. Gostei bastante.
Nós da Universo FEST agradecemos a atenção e desde já parabenizamos vocês pelo trabalho desenvolvido.
Gostaríamos que visitasse também o nosso blog com o fim de melhorar os nossos serviços por meio de críticas construtivas e pertinentes (ou não), reclamações, elogios ou sugestões.
Universo FEST
Setor de Qualidade
http://universofeest.wordpress.com/
Interessante o tema escolhido, abre margem a discussões e análise, alerta e informa de maneira clara sobre este problema tão comum na sociedade.
ResponderExcluirComo sugestão, poderiam incrementar o blog com fotos e vídeo do trailer do filme, para enriquecer a matéria e a entrevista.
Parabéns pelo blog !
Do gupo: Vida de designer
http://unipdg.blogspot.com/
A escolha do tema e a pessoa abordada para a matéria foram muito bem pensados! Texto muito bem feito e coerente!
ResponderExcluirPessoalmente dizendo, creio que por ser um assunto tão rico, poderia ser um pouco mais aprofundado, mas de resto, realmente, está ótimo!
oficinadeideias2011.wordpress.com